terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Os testes de personalidade - ENFP

Seu modo principal de viver é focado externamente, de onde você absorve os fatos primariamente através de sua intuição. Seu modo secundário é focado internamente, onde você lida com as coisas de acordo com a maneira como você se sente quanto a elas, ou de acordo com a maneira com que elas se encaixam no seu sistema de valores pessoais. Ok... vamos lá... comentários por parágrafo...
 
Você é uma pessoa calorosa, entusiasmada, tipicamente muito inteligente e cheia de potencial. Você vive num mundo de possibilidades, e pode ficar muito apaixonado e entusiasmado com as coisas. Seu entusiasmo dá a você a habilidade de inspirar e de motivar os outros, mais do que é constatado em outras pessoas. Você tem a habilidade de conseguir o que você quiser com o seu papo. Você ama a vida, vendo-a como um dom especial, e luta para tirar o máximo proveito dela.
Eu não me acho inteligente. Inteligência para mim seria como uma capacidade de tudo. De fazer contas, de jogar futebol, de escrever bem, de falar desinibidamente, de conseguir ser de fato poliglota. Se eu inspiro os outros eu não sei também, rs. Hahaha... eu não consigo o que quero com o meu papo. Só se eu sei com quem eu estou falando, mas mesmo assim, se alguém não puder me dar o que eu quero, ou tiver que se sacrificar por isso, eu vejo se tem outra forma de conseguir. Eu sou persistente. A criança chata que pede 200 vezes para o pai instalar TV a cabo. Eu consigo o que eu quero porque persisto, não pelo papo, oras. A vida é um dom especial, mas realmente, nem todos aproveitam.
 
Você tem uma variedade incomum de habilidades e de talentos, e é bom em quase tudo o que te interessa. Orientados a trabalhar com projetos, você pode acabar encarando várias carreiras diferentes durante sua vida. Para quem observa de fora você pode parecer perdido e sem objetivo, mas é na verdade muito consistente, pois possui um senso de valores que você utiliza como uma lei que rege a sua vida. Aliás, tudo o que você faz deve estar alinhado com seus valores. Você precisa sentir que está vivendo sua vida como você mesmo, andando de acordo com o que você acha certo. Você vê significado em tudo, e está numa batalha contínua para adaptar sua vida e seus valores para conseguir atingir uma paz pessoal. Você está sempre ciente e inclusive preocupado em perder contato consigo mesmo. Como a empolgação emocional é normalmente muito importante em sua vida, e como você está sempre focado em estar com sua vida alinhada, você acaba freqüentemente sendo um indivíduo intenso, de valores altamente desenvolvidos. Se sou boa em tudo que me interessa, não sei, mas eu tento dar sempre o meu melhor. Que bom que eu posso acabar encarando várias carreiras diferentes, para que ser só engenheira, se eu posso ser engenheira-professora/médica/relações públicas/advogada/jornalista? Sim... eu possui um senso de valores que uso como uma lei, mas creio que isto seja... de maneira geral? Como todas as outras pessoas? Não adianta viver a vida se você não é você mesmo. A primeira pessoa a quem nós devemos lealdade e fidelidade somos nós próprios. "Como a empolgação emocional é normalmente muito importante em sua vida, e como você está sempre focado em estar com sua vida alinhada, você acaba freqüentemente sendo um indivíduo intenso, de valores altamente desenvolvidos". --> Que meigo!
 
Você necessita se focar em terminar os projetos que você começa. Este pode ser um grande problema para você. Diferentemente de outras pessoas extrovertidas, você precisa de tempo sozinho para encontrar seu equilíbrio, e para ter certeza que você está em sintonia com seus valores. Se você se mantiver equilibrado, é muito provável que você tenha obtenha sucesso em seus projetos. Então, não caia no hábito de sair rapidamente de um projeto quando você se animar com uma nova possibilidade, pois você pode acabar nunca atingindo os grandes objetivos que você pode atingir. "você precisa de tempo sozinho para encontrar seu equilíbrio, e para ter certeza que você está em sintonia com seus valores" - é estranho quando você faz as coisas no automático, daí vem alguém em uma frase e descreve...
 
Você tem uma ótima capacidade de lidar com as pessoas. Você é genuinamente caloroso e interessado por elas, e coloca uma grande importância em suas relações com os outros. Você quase sempre tem uma grande necessidade de que os outros gostem de você. Especialmente numa idade mais jovem, pessoas como você tendem a demonstrar entusiasmo excessivo para com outras pessoas, exagerando no esforço para ser aceito. No entanto, assim que você aprender a equilibrar sua necessidade de ser verdadeiro para consigo mesmo, com sua necessidade de ser aceito pelos outros, você se tornará ótimo em trazer à tona o melhor que cada pessoa tem a oferecer, e será bem aceito por todos. Você tem uma habilidade excepcional de entender intuitivamente as pessoas após pouco tempo, e de usar sua intuição e flexibilidade para se relacionar com os outros no nível deles. De novo a história da "necessidade de que os outros gostem de você"... mas... é verdade. Tanto que eu avalio e pergunto e converso, daí fico sozinha, reflito, reflito, me perco um pouco, reflito e tomo uma decisão. Quanto a ter uma "habilidade excepcional de entender intuitivamente as pessoas após pouco tempo" eu não sei... se bem que as vezes, eu encontro pessoas e elas conversam comigo. É relativamente normal eu conversar com pessoas em situações estranhas. Pessoas que choram no banheiro e perguntam minha opinião. Só que eu sempre achei que fosse pelo simples motivo de eu ficar olhando para elas com cara de espantada!
 
Por viver num mundo de possibilidades empolgantes, os detalhes do dia-a-dia são vistos como desagradáveis trivialidades. Você não coloca importância em tarefas detalhadas e de manutenção, e freqüentemente nem está ciente dessas questões. E quando você realmente tem que realizar essas tarefas, você não tem prazer em fazê-las. Essa realmente é uma área desafiadora para as pessoas como você, e pode se tornar algo frustrante para seus familiares. Nem me fala, cara. Nem me lembra de detalhes assim. Se bem que algumas vezes eu enxergo o dia de faxina como um dia para passar comigo mesma e ter lembranças e nem sempre eu fico melindrada com eles.
 
Se você acabar indo para o "mau caminho", pode se tornar um tanto manipulador – e muito bom nisso. O talento de ser persuasivo com o qual você foi abençoado faz com que você consiga o que quer de maneira natural e fácil. Porém, na maioria das vezes você não irá abusar destas habilidades, pois estas não se encaixam com seu sistema de valores. É, não considero "manipulador" algo bom, mas sempre achei que eu fosse mais "manipulável" do que "manipuladora".
 
Às vezes você também comete erros de julgamento graves. Você tem uma habilidade incrível de perceber intuitivamente a verdade sobre uma pessoa ou situação, mas quando você aplica um julgamento à sua percepção, você pode chegar a conclusões erradas. Nessas horas eu falo: "devia ter confiado na minha intuição, sabia que tinha algo errado". Detesto quando isso acontece!
 
Se você não aprender a levar as coisas que você começar até o final, você pode encontrar dificuldades em se manter feliz em casamentos. Sempre vendo as possibilidades do que pode ser, você pode se cansar do que realmente é. O forte senso de valores irá te manter você dedicado às suas relações. No entanto, como você gosta de um bocado de animação na sua vida, se dará melhor com pessoas que se sintam confortáveis com mudanças e com novas experiências. Existem diferentes tipos de relacionamento com a mesma pessoa. Relacionamentos nunca são estáticos, sempre se renovam de tempos em tempos. Pelo menos, eu acho...
 
Ter um pai como você pode ser uma experiência muito divertida, mas pode ser uma experiência estressante para crianças com fortes tendências concretas ou de organização. Estas crianças podem ver seus pais como inconsistentes e difíceis de entender, à medida que são carregadas por esse redemoinho que é a vida do pai. Algumas vezes você desejará ser o melhor amigo de seus filhos, e em outras vezes fará o papel do pai autoritário. Mas você seu sistema de valores é sempre consistente, o que impressionará suas crianças mais que tudo, juntamente com sua simples felicidade de viver. Ok... manterei isso em mente. Experiência extressante para crianças com fortes tendências concretas ou de organização. Filho baderneiro, legal. Filho organizado, não. Ou não.
 
Você é basicamente uma pessoa feliz, mas pode se tornar infeliz se confinado a horários estritos e a tarefas mundanas. Consequentemente, você trabalha melhor em situações onde você tenha muita flexibilidade e onde você possa trabalhar com pessoas e com idéias. Uma ótima idéia seria a de você abrir seu próprio negócio! Você tem a capacidade de ser altamente produtivo mesmo com pouquíssima supervisão, apenas necessitando que você esteja entusiasmado com o que você está fazendo. Vou abrir meu próprio negócio. Sei. Vai suco de limão?
 
Por ser tão alerta e perceptivo, constantemente analisando o ambiente ao seu redor, é bem provável que você sofra de tensão muscular. Você tem uma grande necessidade de ser independente, e resiste a ser controlado ou rotulado. Você precisa manter o controle sobre si mesmo, mas não acredita em controlar os outros. Sua necessidade de independência e de liberdade se estende tanto a si próprio, quanto aos outros. Tensão muscular é herança da modernidade, darling. Se você não tem, com certeza terá! Não adianta controlar os outros mesmo. Aprendi com meu sobrinho. "- Não joga a escova da Barbie pela janela!" "- Hahahaha... jogueeei".
 
Você é uma pessoa charmosa, engenhosa, que se arrisca, sensível, voltada às pessoas, e com capacidades de todos os tipos. Você tem muitas qualidades que irá utilizar para se satisfazer na vida (e também àqueles próximos a você) se conseguir se manter equilibrado, e dominando sua capacidade de levar até o fim o que você começar. Agora fala isso para minha mãe. Eu digo isso para ela todo dia e ela se recusa a acreditar! Equilíbrio é a palavra-chave!

Nenhum comentário: