Bom... tava lendo o texto do blog do João Acuio quando me deparei com o que falava sobre Mercúrio em Câncer.
Separando: Mercúrio é o Deus da comunicação, e eloquencia. Mercúrio era o mensageiro de Zeus com os mortais. Em um mapa astral, creio eu, que Mercúrio é a chave para descobrir como (o como é o signo onde ele se encontra) o seu intelecto se manifesta. Câncer seria então, no meu caso, a forma como meu intelecto se manifesta. Câncer, ou Caranguejo, é signo emocional. É de família. É o plantar de uma semente, por assim dizer. É sutil e sensível. É o abrigo.
E nada contra os cancerianos, até porque eu tenho uns 5, 6, muitos primos que andam de lado, e minha avó paterna era canceriana (e eu respeito muito a imagem da minha avó), mas... câncer é, mesmo que não queira admitir, chorão.
Enfim... daí me veio um estalo e resolvi procurar na minha data base de dados astrológicos onde se encontrava o Mercúrio de todo mundo. Vai que encontro mais algum Mercúrio chorão e sensível (pensei em algumas pessoas em particular, mas elas não eram Mercúrio em Câncer...) como o meu. Consegui verificar, de acordo com os signos a proporção a seguir:
Áries: 5
Touro: 2
Gêmeos: 1
Câncer: 3
Leão: 6
Virgem: 0
Libra: 6
Escorpião: 4
Sagitário: 5
Capricórnio: 1
Aquário: 0
Peixes: 4
Enfim, de cara, percebi 2. Um era o do meu avô paterno, que estava a 26° também, e achei um máximo. Como se fosse herança astrológica, rs. O outro era de uma amiga geminiana, que tem mapa com mais ênfase em Câncer.
O que eu achei engraçado, porém, foi o fato do empate Leão-Libra. Porque eu sou Leão-Libra. E em segundo lugar Áries-Sagitário. E em terceiro, Peixes, o mais chorão dos chorões.
Em questão de elementos:
Fogo (Áries-Leão-Sagitário): 16
Água (Câncer-Escorpião-Peixes): 11
Ar (Gêmeos-Libra-Aquário): 7
Terra (Touro-Virgem-Capricórnio): 3
Eu achei, para ser sincera, desproporcional, mas tudo é possível. Agora a gente estabelece a meta: conhecer alguém com Mercúrio em Aquário e em Virgem, só para ver como é. Ou não. A data base não é tão grande assim. Vale ressaltar que muitos dos cálculos foram feitos com base apenas no dia de nascimento, e que foram levados em conta porque no tal dia, o bendito Mercúrio só passeou por lá. Leão teve chance de vitória, mas eu não sei dizer se o Mercúrio chorava ou rugia.
Voltando ao Mercúrio chorão. Não posso dissertar muito sobre meu avô, pois o conheci pouco. Agora sobre o outro Mercúrio chorão, creio que o texto possa ser aplicado a esta pessoa também. É uma pessoa sensível, que não fala em confrontos.
Por fim o texto. E abrindo-o, o texto do também Mercúrio em Câncer (mas não só Mercúrio) Guimarães Rosa.
"Quando escrevo, repito o que já vivi antes. E para estas duas vidas, um léxico só não é suficiente. Em outras palavras, gostaria de ser um crocodilo vivendo no rio São Francisco. Gostaria de ser um crocodilo porque amo os grandes rios, pois são profundos como a alma de um homem. Na superfície são muito vivazes e claros, mas nas profundezas são tranqüilos e escuros como o sofrimento dos homens". (João Guimarães Rosa)
"O Deus da Comunicação num signo de Água (os outros dois são Peixes e Escorpião). Câncer é Água nascente. Quando vira magoa, água abortada.
Mercúrio em Câncer fala como se a memória por sua boca se alembrasse. Palavra de historiador, palavra de contador de história.
( - Você é como um livro do Monteiro Lobato, sempre cheio de historinhas... )
Palavra alquímica, água-palavra que dá de beber à imaginação.
Mercúrio-Caranguejo pinça a lira da palavra e provoca diferentes estados dramáticos – tem este dom.
Mercúrio em Câncer é fala dramática. Faz a alma ir de um ponto a outro, do outro a um, como a água que sai da pedra e se torna rio sempre a lembrar que é água.
Palavra germinal.
Mercúrio em Câncer é palavra que anda de lado. Palavra que dá o tapa e esconde a mão.
( - Você fala em rodeios, dá a entender, mas não se explica diretamente... )
A fala nas entrelinhas. Ou a literatura do memorialista.
( - Você fala o que a gente fala, quando a gente não falou. Você diz que a gente quer dizer, e que pensou, mas nem sempre é assim, apesar de muitas vezes ser... )
Mercúrio em Câncer é língua do povo, àquele modo sábio do povo de falar do mundo e de criá-lo.
Mercúrio em Câncer dá passagem à voz e ao modo de falar que o enraíza em algum lugar.
Leite quente da dor nos dentes da frente da gente. (O sotaque nos liga aos que foram).
O sotaque inventa um modo de falar e perpetuar o lugar – mesmo que este já tenha sido.
Mercúrio em Câncer gosta de escrever diário.
( ... )
Mercúrio em Câncer é fala dramática, da mãe-mártir-usurpada. Palavra de fada. Palavra encharcada de dores de parto.
Palavra-crododilesca. Contadora de causos".
Nenhum comentário:
Postar um comentário